terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Saiba mais sobre a temida Celuliteee!!!

Recomenda-se, habitualmente, às pessoas com celulite ou que desejam prevení-la, que façam uma dieta desintoxicante, incluindo muitas frutas frescas, verduras e legumes e deixando de tomar chá preto, mate, café e álcool. 
Evitar os alimentos enlatados, que contém muitos conservantes. Um aspecto importante são as substâncias alimentares retentoras de água, que podem aumentar o problema da celulite. Essas são compreendidas pelo sódio, presente em grandes quantidades no sal, alimentos processados e molhos como shoyo e inglês. A lactose (açúcar do leite) também pode exercer esse papel, devendo esse ser consumido com moderação. Prefira iogurtes e queijos que possuam teor de lactose diminuído. Também é importante reduzir as gorduras da dieta, pois estas contribuem para o aumento de células do tecido adiposo e conseqüentemente o aumento de peso, extremamente relacionado com a potencializarão da celulite. Associado a uma dieta equilibrada deve-se praticar exercícios regularmente. 
Os alimentos menos calóricos e mais ricos em vitaminas, fibras e minerais são bem vindos, pois são reguladores do processo de produção de energia, além de diminuir a absorção de gordura dos alimentos e controlar a regeneração de tecidos, mantendo a pele mais saudável e tonificada.
Deve-se beber no mínimo dois litros de água por dia para hidratar o corpo, este procedimento ajuda na eliminação de toxinas pelos rins e auxilia no tratamento para celulite. Além disso, engana o estômago dando a sensação de saciedade. 
Faça várias refeições ao dia em pequenas porções. Facilita a digestão. Seu apetite será menor e o organismo mandará menos reservas para os depósitos de gordura.

Mastigue bem os alimentos. Este processo permite que a chegada do alimento ao estômago seja lento. Isto implica em maior tempo para o órgão enviar mensagens para o cérebro diminuindo a vontade de comer mais.
Dicas para evitar a Celulite
- Devem ser consumidas fontes magras de proteína, como clara de ovo, aves, peixes e carnes vermelhas magras como lagarto, filé mignon. Substitua as frituras por preparações grelhadas, assadas ou cozidas;

- Evite alimentos ou preparações gordurosas, como feijoada, pizzas, molhos gordurosos, queijos gordos, pães e bolachas recheados, chantilly, biscoitos amanteigados, sorvetes.

- Consuma alimentos isentos de açúcar refinado, ou seja, pão integral, arroz integral, macarrão, batatas e frutas. Na vontade de comer um doce, prefira uma barra de cereais
Evite colocar muito óleo durante a preparação dos alimentos;
- Alimentos integrais são boas fontes de fibras e ajudam a diminuir a absorção das gorduras, além de contribuir para a regulação do intestino.

- Prefira alimentos que não contêm sal na sua formulação como bolacha água, margarina sem sal, vegetais em geral, temperos naturais pois o sal ajuda a reter líquidos no organismo e conseqüentemente na gordura localizada.

- Não adicione muito sal durante a preparação dos alimentos ou quando prontos. Uma dica é não colocar o saleiro à mesa.

- Evite refrigerantes e bebidas alcoólicas, pois estes somente fornecem calorias não possuindo nenhum valor nutritivo, prefira sucos naturais ou água.

- Realize exercícios físicos do tipo aeróbios para favorecer a queima de gorduras, como caminhadas, bicicleta, natação.
Crédito: Texto copyright © 2003 por Dra. Daniely Catharino
Dra. Daniely Catharino é Nutricionista, especialista em Nutrição Desportiva. Atua em nutrição clinica, estética e esportiva desde1996. É também responsável pela coordenação de acompanhamento nutricional em várias modalidades do esporte. 

Beijos, Bia Matos!

12 comentários:

  1. Ótimas dicas... nada melhor que ter uma personal me ajudando..rsrs.
    beijos Aline !

    ResponderExcluir
  2. oi flor, aquele lenço foi presente da minha tia avó, acredita?
    adorei já likei seu blog no meu!

    ResponderExcluir
  3. Nossa bia, eu deveria ter lido essa dica anos luz atras... mas agora é se cuidar p a celulite nao aumentar.

    Bjaoooo
    Luciana

    ResponderExcluir
  4. pois é lu nunca é tarde.. hehe bjinhos e sucesso na sua "nova" vida.

    ResponderExcluir
  5. Celulite...por que existe???????????ninguém merece essa bicha feia né!!!o jeito é se cuidar mesmo né!!!bjinhos....

    ResponderExcluir
  6. Olá meninas!
    Adorei o post, é preciso se cuidar mesmo pq a genética não é generosa com todas...rs Tenho sorte de, apesar de bem gordinha, não ter tanta celulite. Mesmo assim, bebo muita água, me cuido e uso cremes apropriados.

    Ahhh linkei o blog de vocês na seção "Moda e beleza" lá no Poderosas Gordinhas ok!

    Bjãooo

    ResponderExcluir
  7. Oi querida, tudo bem? Nem me fale nessas benditas celulites! Rrsrsrsrs..
    Estou seguindo também. BJ ;D

    ResponderExcluir
  8. ahhhhhhh se eu for evitar essas comidas não como mais, ta ai tudo que gosto!!! ou seja, to perdida ahahahah

    super beijo e muuuiiiitttoooo obrigada pelo selinho

    ResponderExcluir
  9. Meninas realmente celulite é foda!!!
    Nossa teve uma epoca que fiquei sem comer essas besteiras todas,mais depois que voltei a comer as celulas estavam la tudo no mesmo lugar,a que raiva !!!
    o negocio é nao comer besteira mesmo!
    Beijos meninas!!

    ResponderExcluir
  10. Amigaaaaaaaaaaaaa
    Socorrrooooooo

    Eu sofro com este mal...
    Amei as dicas e agora msm elas estão na minha vida !!!


    Bjuuuus

    ResponderExcluir
  11. força meninass!!!

    vcs vão conseguir se ver livres dessa "beleza" hehehe

    é so seguir as dicas que ira diminuir bastante...

    bjo grandee!!

    Bia matos

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho, tipo mtas...e travo uma luta feroz com elas. O Lance é não ficar paranoica :)

    Bjaum!

    ResponderExcluir